Translate

domingo, 14 de outubro de 2012

Temperatura Basal, como funciona?!

O método da temperatura basal é usado para controle de ovulação, para quem quer engravidar ou para quem quer um método contraceptivo, a famosa "Tabelinha". Esse método, se utilizado corretamente pode ajudar muito a identificar o período fértil.
Bom, vou dar uma descrição do método, conforme minha visão, em linhas gerais é assim:
- comece a medir no 1o dia do teu ciclo, dia q a monstra desce, sempre em repouso completo de umas 6hs, ou seja, antes de levantar da cama pela manhã (não pode levantar, de preferência já deixe o termômetro embaixo do travesseiro ou na mesinha de cabeceira);
- a forma mais precisa de medir é via vaginal, mas tb pode ser via oral;
- vá anotando todos os dias, vc vai ver que na 1a parte do ciclo a temp. se mantém numa média mais baixa, quando vc ovular tua temperatura do dia vai dar uma subida maior, em média meio grau ou mais, e apartir daí vai se manter numa média mais alta até a monstra descer ou o bb nascer.

O gráfico abaixo mostra como se comportam os hormônios durante o ciclo, notem que a progesterona, que é quem influencia na temp. basal tem seu pico na ovulação:
A temp. é diferente pra cada mulher, por isso não tem um valor de referência, vc precisa medir a sua e ver como fica teu gráfico, o ideal é fazer o método por pelo menos 3 ciclos, para ter uma referência de como age o seu organismo.
Nem sempre a temp. baixa uns dias antes ou logo no 1o dia de monstra, às vezes só 2 ou 3 dias depois q ela começa a cair.
Não dá pra usar a temperatura basal como método pra saber se engravidou, pois ela se mantém alta na gestação ou enquanto a monstra não descer.
FONTE:VIAMULHER

2 comentários:

  1. Oiii linda..esta rolando um sorteio em meu blog caso queira participar fique a vontade...

    http://leticiadiariodeumatentante.blogspot.com.br/2012/10/sorteio-no-blog.html

    bjim

    ResponderExcluir